O médico que só sabe Medicina nem Medicina sabe

Logotipo ICBAS

Esta é a máxima do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Não poderia rever-me mais nesta ideia em que, ao reduzir a nossa esfera de atuação, perdemos tanto do que nos ajuda a ser melhores.

A motivação

Gosto de construir coisas, produzir, fazer. Acho que os computadores são ferramentas fabulosas quando bem usadas, mas gosto ainda mais de os configurar, montar, reparar. Construir um muro, reparar um televisor, desmontar uma moto ou fazer a revisão do automóvel, escolher uma solução adequada e implementá-la. Metade do prazer está em aprender a fazer. É esta curiosidade que motiva os resultados. Os porquês que tanto se têm em criança e que, infelizmente, se vão perdendo enquanto “crescemos”, ou somos formatados, reduzidos na nossa imaginação.

É também isto que me fascina na medicina. É por isso que sou um profissional realizado. Ajudo pessoas todos os dias, tenho um trabalho entusiasmante porque é difícil, variado, apresenta desafios a toda a hora e, felizmente, grande parte são ultrapassáveis com a suficiente determinação. Tenho a melhor profissão do mundo, simplesmente porque é a que quero e na qual me sinto realizado. Realizado porque posso inclusive usar tudo o que aprendi fora da faculdade para o melhor cuidado dos meus doentes.

Nada com que se aprenda é tempo desperdiçado.

Autor: Ricardo Santos

Ginecologista Obstetra, ligado ao diagnóstico e tratamento da Infertilidade. "Engenhocas" nas horas vagas.