É como trocar uma lâmpada

BMW E91 angel eyes

Trocar uma lâmpada é fácil. Senso comum. Bem, nem todas se trocam com a mesma facilidade. Às vezes tem de se desmontar uma roda e o guarda lamas…BMW E91 angel eyes

A avaria

O aviso aparece no painel de instrumentos. Lâmpada fundida. O módulo correspondente detetou uma diminuição da corrente de consumo e queixou-se, já que, se não consome, ou não está instalada ou não funciona.

Em oito anos, o carro não teve muitas lâmpadas fundidas (quatro de presença traseiras, para ser mais preciso, ou seja, todas, já que leva quatro), e, tendo em conta a dificuldade em trocar as da frente, no ano passado substituí-as todas. Todas menos duas lâmpadas, porque, bom, são mais difíceis de arranjar e relativamente caras. Risco controlado.

Esta manutenção preventiva teve frutos. Nomeadamente nos faróis de xénon, que vão diminuindo a intensidade luminosa ao longo da sua vida útil, gradualmente, e foi notória a diferença após a substituição. Como o carro não têm luzes de dia circulo com os médios, pelo que ao fim de 140.000 km já são muitas horas de uso e mereceram a reforma.

Então uma das lâmpadas que não troquei avariou. É a lâmpada que ilumina os aros nos faróis, que são os mínimos.

A substituição

Para a substituir, tem de se aceder à traseira do farol, neste carro (BMW série 3 E91) acessível desmontando a roda dianteira e a proteção da cava, que se desmonta retirando cerca de uma dezena de parafusos.

Chave de impacto roda
A chave de impacto ajuda (e muito) para desmontar (e montar) a roda

Para quem se aventura neste processo, devo reforçar a necessidade de usar suportes (preguiças) no eixo ou nos pontos de apoio do “macaco” do carro. Nunca trabalhe num carro suspenso num macaco hidráulico. O material falha, e é catastrófico quando o faz.

Preguiça como segurança
O local da lâmpada de halogéneo específica BMW

Depois é desmontar a traseira do invólucro da lâmpada, com uma chave torx, retirar os terminais e trocar a lâmpada, tendo cuidado de não sujar ou desmontar as lentes que estão à sua frente, que permitem a iluminação dos aros (meros difusores) no interior do farol.

Lâmpada retirada

Depois de encaixar corretamente o invólucro e apertar os parafusos torx, resta encaixar e aparafusar o painel da cava da roda e montar a respetiva.

Lâmpada montada

Não esquecer de limpar eventual ferrugem existente na superfície de contacto com lixa ou escova de aço e apertar com o binário correto, confirmando com chave dinamométrica.

Bom, trocar uma lâmpada podia ser mais fácil!

Para breve a mudança dos discos de travão.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
twitterrss

Autor: Ricardo Santos

Ginecologista Obstetra, ligado ao diagnóstico e tratamento da Infertilidade. "Engenhocas" nas horas vagas.