Casa da árvore – planear e construir a casa na árvore

Como construir uma casa da árvore? Como passar a imaginação dos miúdos para um projeto executável? O que comprar, como começar a construção de madeira? Com estudo, alguma paciência, e, sobretudo, muita vontade (experiência é opcional) chega-se lá. É um trabalho árduo mas extremamente gratificante. Que o diga quem já montou duas prateleiras na parede: Não há como a sensação de dever cumprido, aquele sorriso a dizer “já está pronto”. Maior o projeto, maior esse sorriso, a cada obstáculo ultrapassado. Esta página servirá de agregadora para os (vários) artigos sobre este projeto.

Casa da árvore, aspeto lateral
Aspeto da lateral da casa da árvore, após a primeira demão de verniz

Artigos relacionados com a Casa da árvore:

Antes de começar, nada como adquirir material de segurança e proteção, bem como lembrar algumas boas práticas nos seus trabalhos de “faça você mesmo“: Segurança

Na parte 1 são abordados alguns aspetos de preparação para o projeto, nomeadamente o local, os materiais e a preparação das fundações.

Para a parte 1 da coleção de artigos: Parte I – preparativos e fundações

Na parte 2 vemos o pormenor importante das fixações na árvore: Como fixar a casa na árvore e que cuidados a ter com a aquisição e fixação das ferragens.

Para a parte 1 da coleção de artigos: Parte II – fixações na árvore

Vídeos da construção:

Inicialmente não me ocorreu documentar em vídeo a construção, pelo que o time-lapse inicia algures após a construção do esqueleto da plataforma da casa da árvore, antes da colocação do deck, escadaria e reforços. Estão muitos dias condensados em pouco mais de 4 minutos.

Vídeo 1: